segunda-feira, 14 de abril de 2008


Laboratório de Entomologia de Xapuri – Acre.
Responsável pelas pesquisas.
Joaquim Vidal

Pesquisas entomológicas realizadas na zona rural do município de Xapuri em área endêmica de malária e Leishmaniose em 2006 e 2007.

Foi identificado nos seringais pesquisados alto índice vetorial.

Malária
Seringal Cachoeira. Foram realizadas pesquisas vetoriais nas fases Matura (captura) e Imatura (coleta larvária) do gênero anopheles, onde detectamos alta densidade do principal vetor da malária o An (Nys) darlingi em sua fase adulta, fase larvária.

Leishmaniose

População exposta à Leishmaniose em Xapuri

A leishmaniose tegumentar americana é uma doença infecto-parasitária causada por varias espécies e subespécies de protozoários tripanossomídeos do gênero Leishmania, que se manifesta quase exclusivamente por lesões cutâneas e mucosas.

A leishmaniose tegumentar americana tem na natureza a vários reservatórios da doença. Animais silvestres (roedores, cachorro do mato, raposa, preguiça, tamanduá, gambá, mão pelada) e peridomésticos (cão e roedores) através de vetores flebotomíneos hematófagos.

Os vetores das leishmanioses, os flebotomíneos, são dípteros nematóceros, de pequeno porte pertencentes à família Psychodidae. No Brasil, são conhecidos popularmente como: asa branca, cangalhinha, birigui, tatuquira.


A lesão cutânea de inoculação, surge após um período de incubação variável, de 10 dias a três meses, e situa-se em geral nas partes descobertas do corpo.

Em Xapuri, realizamos Pesquisas entomológicas relacionadas ao transmissor da leishmaniose, nos seguintes Seringais:
Seringal Boa Vista, Seringal Sibéria, Seringal Barra, Seringal Maloca e Seringal Nazaré.


Foram coletadas e identificadas 37 espécies de flebotomíneos netas áreas que pertence a reserva extrativista Chico Mendes.
Das 37 espécies de flebotomíneos identificados nestas áreas, quatro espécies da fauna são consideradas vetores de LTA (leishmaniose Tegumentar Americana), em outras regiões do país. Lutzomya whitmani, L. flaviscutellata, L. unibratilis e L. ubiquitalis.

A infecção por leishmaniose no nosso Município, acontece no intradomicilio, devido à exploração do meio ambiente onde os flebotomíneos tinham seu habitat natural, com os animais silvestres que eram fonte de alimentação, O homem por necessidades de sobrevivência foi devastando a floresta próximo a suas casas afastando os animais que ali viviam e introduzindo os animais domésticos que estes passaram a ser a fonte de alimento dos vetores da leishmaniose que passou a habitar no peri e no intradomicilio.

Até o presente momento os governantes, não adotaram um programa especifico de combate ou controle desta enfermidade que representa um problema muito sério para as populações que habitam as florestas de nosso município.
Em Xapuri. No ano de 2007 foram registrados 126 casos desta doença. Criança de 0 a 5 anos 19%, de 6 a 10 anos 18%, de 11 a 15 anos 14% e 16 a + 46%.

Sexo Feminino: 35%

Masculino: 65%

O tratamento para doença é feito através da distribuição gratuita do medicamento Antimoniato de Meglumina(glucantime ),É importante ressaltar, que a prevenção através de intervenção Química residual com aplicação de inseticida no intradomicilio e abrigos de animais , seria o ideal, pra que as pessoas não conviva diretamente com o vetor em suas habitações.






















Meta para 2008.
Este ano fizemos um projeto de pesquisas para atender toda área endêmica a leishmaniose de Xapuri que engloba 19 seringais.

inicio: de abril a dezembro de 2008.

Com apoio das entidades responsáveis pelos recursos Certamente iremos fazer um bom trabalho e da subsidio para o combate e controle deste grave problema.









0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial