quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Projeto 2009


Projeto de Estudos Entomológico Aplicado à Leishmaniose Tegumentar Americana – LTA, Na Zona Rural do Município de Xapuri para o ano: 2009.



Introdução:
As leishmanioses são antropozoonoses consideradas um grande problema de saúde publica, representam um complexo de doenças com importante aspecto clinico de diversidade epidemiológica. A organização mundial de saúde (OMS) estima que 350 milhões de pessoas estejam expostas ao risco com registro aproximadamente de dois bilhões de novos casos das diferentes formas clinicas ao ano no mundo.
No Brasil a transmissão da doença vem sendo descrita em vários municípios de todas as unidades da federação (UF). A analise epidemiológicas da leishmaniose tegumentar americana (LTA) tem surgido mudanças no padrão de transmissão da doença, inicialmente considerada zoonoses de animais silvestres, que acometia ocasionalmente pessoas em contato com as florestas.posteriormente , a doença começou a ocorrer em zona rurais, já praticamente desmatada, e em região periurbana.observar-se à existência de três perfis epidemiológicos: l) silvestre – em que ocorre a transmissão em áreas de vegetação primaria (zoonose de animais silvestres); ll) ocupacional ou lazer – em que a transmissão está associada á exploração desordenada da floresta e derrubada de matas para construção de estradas, extração de madeira, desenvolvimento de atividades agropecuárias, ecoturismo; (antroponoses) e lll) rural ou periurbana – em áreas de colonização (zoonoses de matas residuais) ou periurbana, em que houve adaptação do vetor ao peridomicílio (zoonose de matas residuais e / ou antropozoonose).
No país, a leishmaniose tegumentar americana (LTA) é uma doença com diversidade de agentes, de reservatórios e de vetores que apresenta diferentes padrões de transmissão e um conhecimento ainda limitado sobre alguns aspectos, o que torna de difícil controle.
A realidade do município de Xapuri é preocupante por que as pessoas que residem em localidades onde ocorrem casos positivos da doença têm como atividade pro sustento da família a extração de produtos florestais como: borracha, castanha, madeira, caça e pesca. Quando adentra a mata invade o habitat do flebotomíneos infectado (zoonose), o homem contrai acidentalmente a doença (antroponose) e infectado será um reservatório da doença no domicilio, passando a infectar possíveis vetores que invadem o âmbito familiar em busca de alimento.
O histórico de casos de leishmaniose em Xapuri requer um estudo entomológico da Fauna Flebotomínica em localidades endêmicas e epidêmicas de Leishmaniose Tegumentar Americana – LTA, em humanos, tendo como base de estudo a presença de flebotomíneos no intra e peridomicílio, será executado através de capturas em residências com casos de leishmaniose e de preferência onde houver números de casos em mulheres, criança e idosos. As capturas serão realizadas nos ambientes: intra e peridomicílio e abrigos de animais, com inicio no crepúsculo vespertino e se prolongando até o amanhecer.

Objetivo Geral
* Dar subsídios as ações de controle á leishmaniose em localidades com prevalência á _ LTA;

Objetivos Específicos
*Detectar a predominância e densidade vetorial nas habitações;
* Conhecer as espécies vetoras;
*Planejar trabalhos sistemáticos de controle: diagnostico, tratamento, controle vetorial e educação preventiva;
* Melhorar a qualidade de vida da população rural;

Métodos de capturas:
Manual:
Serão realizadas nas paredes internas e externas das casas a capturas de flebotomíneos, utilizando lanternas à pilha e tubos de sucção com tempo médio de 20 minutos por imóvel.

Isca Luminosa:
Metodologia: Uso de armadilhas luminosas, tipo CDC que será distribuído nos locais: sala, quarto, parede externas e nos abrigos de animais que sejam: galinheiro, chiqueiro de porcos, e curral de gado, onde permanece por 12 horas.

Justificativa:
Este projeto de trabalho foi elaborado devido o grande numero de casos de leishmaniose nos seringais do Rio Xapuri, Rio Acre e áreas centrais de difícil acesso do município de Xapuri nos anos 2007/2008.
Não existe estudo entomológico voltado para o controle de vetores da leishmaniose, Por esta razão acreditamos que este estudo é de extrema importância para o trabalho de controle da Leishmaniose Tegumentar Americana – LTA, neste município com elevados casos desta doença.

Em 2007 foram registrados 126 casos desta doença. Criança de 0 a 5 anos = 19%, de 6 a 10 anos = 18%, de 11 a 15 anos = 14% e 16 a mais = 46%.
Sexo Feminino: 35%
Masculino: 65%
Em 2008 foram registrados 138 casos de leishmaniose. Criança de 0 a 5 anos = 34%, de 6 a 10 anos = 16%, de 11 a 15 anos = 18% e 16 a mais = 32%.




Equipe:
Joaquim Vidal.
José Augusto Mendes dos Santos.



Xapuri – Acre, 08 de Janeiro de 2009.

3 Comentários:

Às 14 de março de 2009 às 21:36 , Blogger Unknown disse...

Parabens Seu Joaquim, pelo trabalho e compromisso seu e de sua equipe. Tambem temos dificuldades aqui na nossa Regional especificamente nos procedimentos de laboratórios, mas acreditamos piamente que a rotatividade municipal acabe um dia e os serviços possam ser controlados bem de perto para nunca haver mórbidos em LTA na nossa Amazônia..

 
Às 23 de abril de 2009 às 20:50 , Blogger Unknown disse...

Seu Joaquim, se você puder me ajudar,eu tô precisando de uns exemplares de vetores de Leishmaniose, como a gente pode conseguir ?

 
Às 1 de outubro de 2009 às 18:49 , Blogger Joaquim Vidal disse...

Olá meu parceiro, fico feliz por vc ter feito o seu comentário.
quanto aos exemplares de flebotomíneos, vc pode me passar seu endereço que eu teenviarei alguns. meu e-mail; joaquim.vidal@uol.com.br
tudo de bom a vc fpgodinho.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial